Uma pesquisa da Morning Consult encomendada pela Visa revelou que aproximadamente metade dos consumidores norte-americanos (47%) já utilizam ferramentas de inteligência artificial em pelo menos uma tarefa de compras, como comparar preços ou pedir recomendações personalizadas. Na visão da bandeira, o estudo feito em outubro deste ano e apresentado nesta quinta-feira, 18, mostra que milhões de consumidores usarão agentes para completar as compras até o final de 2026, ou seja, o AI Commerce em sua plenitude.
Corrobora com a previsão da companhia, o fato de que a sua iniciativa de comércio agêntico, Visa Intelligent Commerce (VIC), já contabilizou centenas de transações iniciadas com agentes de IA. Esse ecossistema conta 100 parceiros globais, sendo que 30 estão desenvolvendo soluções dentro do ambiente de testes e mais de 20 agentes estão sendo integrados diretamente ao VIC.
Esse ecossistema conta ainda com dez empresas de segurança que estão construindo um protocolo de segurança (Trusted Agent Protocol). A Akamai é o parceiro mais recente deste framework que está sendo desenvolvido de forma aberta e colaborativa para identificar operações fidedignas de agentes maliciosos.
Próximos passos da Visa
Nos EUA, a bandeira destaca a Skyfire, Nekuda, PayOS e Ramp como parceiras que estão trazendo soluções para o consumidor final ou empresas. Fora do continente norte-americano, a Visa pretende expandir o VIC com programa piloto a ser lançado na Europa e Ásia-Pacífico no começo de 2026. Por sua vez, América Latina e Caribe está preparando o terreno para provas de IA agêntica com grandes comércios em meados do próximo ano. No Oriente Médio, a companhia anunciou uma parceria com a Aldar para começar a testar pagamentos de taxas recorrentes em serviços de corretagem de imóveis.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA




